top of page

2° DIA MUNDIAL DOS AVÓS TEM TEMA DIVULGADO PELO PAPA FRANCISCO

No final da primeira quinzena de fevereiro o Papa Francisco apresentou a comunidade católica o tema escolhido para o segundo dia mundial dos avós e dos idosos. Neste ano a data será celebrada no dia 24 de julho e o tema traz a reflexão sobre a valorização aos avós e idosos.

Segundo o santo padre é necessário levar em consideração as experiências de vida e de fé de todos os avós e idosos. Durante a divulgação o líder católico ressaltou a importância da combinação entre o entusiasmo dos jovens e a sabedoria dos idosos. Por fim de acordo com Francisco os idosos devem ser cuidados pois pertencem a eles a nossa memória e as nossas raízes mais profundas.

Imagem: Secretaria de Estado de Assistência Social - Amazonas


O secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o Padre Alexandre Awi, também comentou sobre o tema.

“Um fruto valioso do ano Família Amoris Laetitia foi a convocação pela primeira vez do Dia mundial dos avós e dos idosos no ano passado. É uma tradição que se deve manter todos os anos e o Papa convida as comunidades paroquiais, as dioceses, os movimentos, toda a igreja, a celebrar novamente neste ano de 2022, neste ano especificamente no dia 24 de julho, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Hoje o Papa nos indicou qual vai ser o tema que deve mover esta celebração: “Dão fruto mesmo na velhice”, ou seja, os nossos avós, os nossos idosos, têm uma grande capacidade de serem fecundos mesmo quando já têm os anos avançados, ou seja, há uma riqueza de sabedoria na vida dos nossos avós dos nossos idosos.

Queremos então convidar as paróquias, as dioceses, as associações, os movimentos, todas as comunidades eclesiais, a se unirem nesse esforço conjunto de valorizar a presença dos idosos na nossa vida social e eclesial. Perceber que eles são as raízes da nossa fé, são as raízes da nossa história, e são capazes de dar frutos, apesar da idade avançada ou justamente por causa dessa idade avançada, porque têm uma experiência de vida que é muito valiosa para as novas gerações, especialmente para os mais jovens. Que possamos então durante este ano valorizar essa presença e celebrar os frutos maduros que vêm da vida dos nossos avós e de todas as pessoas idosas com as quais temos a honra e a alegria de conviver.”


Matéria: Guilherme Costa

Comments


bottom of page